Informativo

Fórum Náutico Paulista participa do Marina Week e firma Compromisso para O Futuro do Oceano

O Fórum Náutico Paulista participou do Marina Week, em São Paulo, no último dia 3. Um evento da USP e Unesco, sobre o mar que envolve desenvolvimento, preservação e sustentabilidade.

A ex-secretária adjunta de Turismo do estado e membro do Fórum, Bianca Colepicolo, representando o presidente do FNP, Marco Antônio Castello Branco, apresentou as ações de desenvolvimento e preservação da entidade junto com o coordenador da Câmara Temática de Marinas e Meio Ambiente, Mario Fontes.

O FNP reúne mais de 600 profissionais envolvidos no desenvolvimento náutico do estado, dividindo o trabalho em quatro câmaras temáticas: Indústria Náutica, Marinas e Meio Ambiente, Segurança e Navegação, e a de Turismo.

Durante o evento, eles firmaram o Compromisso para O Futuro do Oceano que busca a mobilização dos diferentes setores da sociedade pela sustentabilidade, sendo o resultado da contribuição de vários parceiros que reúnem caminhos para a transformação em direção a um oceano sustentável.

A apresentação do Compromisso teve como moderador o professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e coordenador da Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, Alexander Turra. Também foram signatários do Compromisso a Fundação O Boticário, Petrobras, além de outros importantes nomes.

“Era óbvio que tínhamos que assinar esse compromisso, pois além de saber da importância da preservação para a manutenção da vida, não existe desenvolvimento náutico sem água limpa, é de total interesse de toda a área e de todo profissional que a gente preserve e recupere os oceanos”, disse Bianca Colepicolo que também é coordenadora da Câmara Temática de Turismo do FNP.

Durante o evento também foi destacado a importância do setor para a economia que traz números expressivos onde cada embarcação gera em média oito empregos diretos e indiretos.

Entretanto, no Brasil ainda há um déficit no desenvolvimento náutico, comparando os números em relação aos países estrangeiros. Por isso, o Fórum também trabalha para expandir a área e assim gerar mais emprego e renda.

“Estamos trabalhando com ações efetivas para que cada vez mais o desenvolvimento náutico se dê de maneira sustentável. Não existe mais essa discordância como se pensava antigamente que a infraestrutura náutica prejudica o meio ambiente. Pelo contrário, trabalhamos para preservar, recuperar, gerar emprego e renda e buscar todos os benefícios que o setor pode trazer para a economia e população”, finalizou Bianca.

Foto destaque por: Divulgação

Cláudio Lacerda

Recent Posts

Gerentes de excelência comandam o Marriott Santa Cruz de La Sierra

O emblemático hotel Marriott de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, está localizado no…

15 horas ago

Grupo Aero Service se destaca com serviço de transfer para passageiros

O Grupo Aero Service se destaca pelos serviços prestados a passageiros em diversos aeroportos do…

15 horas ago

Circuito Gastronômico será nova atração de Nísia Floresta

Nísia Floresta, um destino emergente no Estado do Rio Grande do Norte, conta com as…

2 dias ago

Nikkey Spa é atração no bairro da Liberdade (SP)

Localizado no coração do bairro da Liberdade, o Nikkey Palace Hotel oferece uma experiência de…

2 dias ago

Próxima temporada da Costa Cruzeiros trará mais opções de minicruzeiros

A Costa Cruzeiros vai ampliar sua oferta de minicruzeiros a bordo dos navios Costa Diadema…

3 dias ago

Gastronomia, spa e logística perfeita para hospedagem na capital econômica da Bolívia

Um destino internacional muito interessante é a cidade de Santa Cruz de La Sierra, considerada…

3 dias ago