Veja quais voos de Vitória serão afetados com as obras na pista do Santos Dumont

Veja quais voos de Vitória serão afetados com as obras na pista do Santos Dumont

24 de julho de 2019 0 Por celsomartins

A expectativa dessa obra é que também tenha uma durabilidade de cerca de 10 anos.

As companhias Azul e Gol suspenderam a venda das passagens dos voos de Vitória para o Aeroporto Santos Dumont, localizado no centro Rio de Janeiro. A suspensão será entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro deste ano. Neste período a pista principal do aeroporto será fechada para a realização de obras.

Os quatro voos da Gol operados diariamente de segunda à sexta-feira para o Santos Dumont serão transferidos para o Aeroporto do Galeão no período das obras. A companhia já está entrando em contato as pessoas que compraram as passagens para informar as mudanças nestes voos.

Os quatro voos da Azul da capital capixaba para o Santos Dumont serão transferidos do Santos Dumont para o Galeão entre os dias 24 e 31 de agosto. A partir de 1º de setembro a companhia vai operar no Santos Dumont. Os pousos e decolagens serão na pista auxiliar que está liberada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a operar com os jatos da Embraer 190 com 106 assentos. Esse será o modelo que a companhia vai usar entre Vitória e o Santos Dumont.

Durante as obras a pista auxiliar está homologada para operar aeronaves até a categoria 3C. São aeronaves deste tipo os jatos da Embraer E-190 (Azul), Airbus A318 (LATAM) e Boeing 737-700 (Gol). As companhias Gol e LATAM suspenderam todos os voos no Santos Dumont entre 24 de agosto e 21 de setembro.

 

Como será a obra

A pista do Aeroporto Santos Dumont passou por uma manutenção semelhante em 2009. Naquela ocasião o aeroporto operou normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa dessa obra é que também tenha uma durabilidade de cerca de 10 anos, até uma nova manutenção. Segundo a Infraero, responsável pelas obras, para garantir o cumprimento do prazo de 29 dias para a execução dos trabalhos, serão alocadas equipes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O fechamento da pista principal para as obras é necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento. É que a camada porosa de atrito não permite emendas e, por isso, inviabiliza a realização dos trabalhos em períodos intercalados. A camada porosa de atrito melhora a performance do pouso e decolagem das aeronaves, bem como propicia melhor escoamento da água em dias de chuva.

Quem for viajar nos meses de setembro e outubro nos voos partindo e chegado por Vitória encontra passagens aéreas baratas nos sites das companhias Azul, Gol e LATAM. Faça aqui a sua cotação e garanta descontos especiais.