Após retomada do turismo, Ilhabela registra queda do número de casos de Covid-19

Segundo as informações fornecidas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ilhabela chegou ao pico de casos confirmados de Covid-19 no dia 30 de julho. Desde então, a curva aparece em queda constante. No último dia 25, a média móvel de casos confirmados dos sete dias anteriores foi de 9,7, mesmo índice registrado em 05 de julho.

Essa redução na velocidade de contágios vem de uma série de fatores, como o uso massivo de máscara pela população e aplicação dos devidos protocolos de segurança no comércio e na hotelaria, além da eficiência das equipes de saúde no atendimento básico, na triagem e na testagem dos sintomáticos.

Vale destacar que a queda do número de casos em Ilhabela ocorreu mesmo depois da retomada das atividades turísticas na cidade, que acontece de maneira gradual desde 15 de julho. Atualmente, restaurantes, lanchonetes, padarias, bares e quiosques podem funcionar por 8 horas diárias, consecutivas ou intercaladas, enquanto que o limite máximo de ocupação em hotéis e pousadas foi ampliado de 50% para 70%.

Para auxiliar na retomada segura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela desenvolveu cursos sobre protocolos sanitários para empreendedores e colaboradores de vários segmentos turísticos. A Prefeitura também colocou equipes nas ruas que fiscalizam diariamente os estabelecimentos reabertos e, na fila da balsa, há uma barreira educativa.

De acordo com o último Boletim Informativo do Novo Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Ilhabela no dia 26 de agosto, foram confirmados 1.418 casos da doença na cidade desde o início da pandemia, sendo 1.270 recuperados e 10 óbitos confirmados. Ilhabela tem a menor taxa de mortalidade pelo novo coronavírus do litoral paulista.

Foto por: Maristela Colucci - MTUR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *