AREZ: ATRATIVOS HISTÓRICOS E NATURAIS NA NOVA CIDADE DO CAMINHO DOS SANTOS MÁRTIRES DO BRASIL

Arez, no Interior do Rio Grande do Norte, próximo à Goianinha e Canguaretama é a mais nova cidade integrante do Caminho dos Santos Martires do Brasil. A cidade possui uma riqueza de prédios históricos centenários bem preservados além de um povo acolhedor.

Confira abaixo os principais atrativos turísticos dessa bela cidade potiguar:

A Ilha do Flamengo é um belo atrativo turístico natural de Arez, localizada na Lagoa de Guaraíras, no distrito de Cercado Grande, cerca de 4 km do centro da cidade. Ela mede 25.000 metros quadrados de terra. Além da enorme beleza natural, a ilha é um lugar de interesse histórico, tanto para Arez, quanto para o Brasil e para a Holanda.

Possui este nome devido ao fato dos holandeses terem morado, onde hoje é o Município de Arez, entre 1634 e 1652, e terem construído nessa ilha um Fortim. Nela houve, pelo menos, na luta por domínio do local, quatro batalhas importantes entre Portugueses e Holandeses. Dentro da ilha é possível realizar, basicamente, três tipos de trilhas diferentes, todas de curta duração, de, aproximadamente, 15 a 20 minutos, e que proporcionam momentos ímpares de contato com a flora local.

A Igreja Matriz de São João Batista e o antigo Convento foram construídos pelos Padres Jesuítas. Considerada uma das igrejas mais antigas do Brasil, foi fundada em 1659. Esses dois prédios foram usados como sede da missão de São João Batista dos Guaraíras, lugar de catequização dos indígenas da região.

A partir da expulsão da Companhia de Jesus dos territórios coloniais portugueses, em meados do século XVIII, o templo católico passou ser a Igreja principal da paróquia, que compreende atualmente os territórios do município de Arez e Senador Georgino Avelino. O Barroco é o estilo que predomina nas duas construções. Dentro dos conjuntos arquitetônicos, o visitante encontra altares de madeira, lavabos e pia batismal de pedra sabão e imagens originais, esculpidas nas antigas oficinas jesuítas.

A Bica Figueiredo é um balneário natural, localizado no distrito de Mundo Novo, cerca de 20 quilômetros da área urbana de Arez. O ambiente é caracterizado pela presença de várias fontes naturais de águas cristalinas, que formam uma piscina, onde os visitantes podem desfrutar com banhos maravilhosos. O espaço é envolvido por resquícios da mata atlântica. Próximo a tudo isso, há um bar e restaurante em que os turistas podem aproveitar de maravilhosas refeições.

O canhão da praça cívica, como costumeiramente é chamado, é uma das peças mais antigas conservada e que representa um pouco do passado colonial de Arez. Ele foi uma das armas usadas pelos holandeses para compor o forte da Ilha do Flamengo, entre 1634 e 1652. Há uma lenda na cidade que, na década de 1950, depois de umas escavações na Ilha em busca do ouro deixado pelos holandeses, dois canhões foram encontrados, sendo um deles o que permanece na praça até hoje e o outro desapareceu.

O Frontão do Cemitério de Arez foi erigido pelo Frei Herculano, nos anos de 1880. Sua beleza ganhou destaque nacional ao ponto de ele, na década de 1960, ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No Brasil, não existe outro frontão de Cemitério com tamanho requinte e esplendor.

O estilo arquitetônico dessa obra é o Rococó. O visitante perceberá isso ao ver a predominância de altos relevos com linhas curvas, com os formatos ovais, com a presença de representações florais e de influência de elementos da cultura local, como aqueles semelhantes a adereços indígenas. Todos esses elementos são características próprias do estilo artístico Rococó.

A Santa Coluna, antigo Pelourinho, foi instalado em 1760. Sua construção ocorreu para marcar a fundação da Vila de Arez. Com a inauguração desse monumento o território deixou de ser um aldeamento e passou a possuir autonomia administrativa a nível local. Ao longo do tempo, a religiosidade popular foi sacralizando esse monumento, tornando-o um lugar de peregrinação e preces dos devotos. É comum encontrar aos pés da Santa Coluna velas acesas e ex-votos, símbolos da gratidão dos devotos por graças alcançadas.

Mais informações: caminhosantosmartires.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *