Circuito das Águas Paulista: natureza, águas, termas e turismo rural no interior de SP

Composto por 9 cidades turísticas, que estão logisticamente muito bem localizadas entre a capital paulista, a região metropolitana de Campinas e as cidades do Grande ABC, o Circuito das Águas Paulistas é um cluster turístico dos mais completos do estado. Confira um pouco o que cada uma das cidades tem a oferecer:

Águas de Lindóia

A cidade é conhecida como um dos mais importantes centros termais do mundo. As propriedades medicinais de suas águas, atestadas por Dr. Francisco Tozzi em 1909 e Madame Curie (Prêmio Nobel de Física), em 1926, destacam-se na preservação e recuperação da saúde, com o turismo voltado para cura, repouso e lazer.

Numa área de 55 km² de montes e vales na Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 945 metros e clima ameno, a cidade possui uma diversificada rede hoteleira, com aproximadamente 7 mil leitos. Gastronomia diferenciada de altíssima qualidade, comércio de malhas, couro, roupas e acessórios, sapatos, deliciosos doces de frutas regionais e produtos da fazenda.

Amparo

A 130 km de São Paulo, Amparo tem 442 km, clima ameno (média de 24 Cº), uma convidativa topografia montanhosa e algumas das mais importantes constuções arquitetônicas tombadas pelo Condephaat. Sua história está preservada nos casarões do centro, de fazendas da época áurea do café. O Turismo Rural se destaca pela visitação a essas antigas fazendas do município.

Holambra

É um pedacinho da Holanda em terras brasileiras, fruto do árduo e irmanado trabalho cooperativo de brasileiros e holandeses. Reconhecida nacionalmente como a Capital das Flores, essa pequena cidade revela paisagens indescritíveis, com uma das melhores e mais bem avaliadas análises do turista. Bons restaurantes, flores diversificadas, bons hotéis e um povo pra lá de acolhedor.

Jaguariúna

Conhecida pelo seu grande polo industrial, reúne vários setores da economia e tecnologia de ponta, com excelentes opções de serviços, lazer e turismo e estrutura de serviços. O Turismo Rural também se destaca na cidade. Além de vários pontos de visitação, como a Matriz Centenária e parques de esporte e lazer, Jaguariúna preserva um significativo patrimônio histórico-ferroviário, com o trem turístico “Maria Fumaça” e o Museu Ferroviário. A antiga Estação Mogiana, hoje um Centro Cultural, é um dos principais pontos de encontro da cidade.

Lindóia

Fica no coração do Circuito das Águas Paulista, a Estância Hidromineral é considerada a “Capital de Águas”, de onde é extraído um volume de 40% da água mineral consumida do Brasil. Além dessa riqueza natural, está cercada pelos contrafortes da Serra da Mantiqueira, com uma vegetação exuberante e o Rio do Peixe que passa ao longo do município, com trechos de cachoeiras, compondo um cenário de extraordinária beleza natural. Tem como sua principal atração o Grande Lago, lugar perfeito para o turismo de esporte e lazer.

Monte Alegre do Sul

É uma das cidades mais encantadoras do Circuitos da Águas Paulista. Sua natureza exuberante desenhada entre montanhas, clima ameno das águas com propriedades terapêuticas e o charme das construções coloniais do século XIX, cuidadosamente preservadas, a tornam o destino diferencial dentre as demais. Em Monte Alegre do Sul, é possível a prática do Turismo Termal, Turismo Religioso e Turismo Rural, por meio de vários atrativos turísticos, rica em cultura popular. A cidade oferece encantos inimagináveis a poucos quilômetros da capital paulista, cuja população acolhedora, completa a sensação de bem estar.

Pedreira

A 138 km de São Paulo, a Capital da Porcelana está às margens do Rio Jaguari, cuja beleza faz parceria com os entornos da Serra da Mantiqueira. Além de seus pontos turísticos e do Turismo Rural, a cidade oferece restaurantes com excelentes cardápios. Com lojas especializadas, sua principal atração reside no extenso comércio de louças, porcelanas, vidros, artigos em madeira, alumínio, gesso e resina, empregados em peças artísticas, utilitárias e de decoração.

Serra Negra

Com lindos parques, praças e jardins, clima de montanha ricamente oxigenado e temperatura média de 20 graus, a cidade é excelente para férias ou atividades de lazer. As ecléticas programações das férias de inverno e verão são atrativos culturais para todas as idades. São mais de 70 hotéis, pousadas e centros gastronômicos de alta qualidade. Serra Negra também ostenta como ponto forte um grande centro comercial de malhas e couros. Os pontos de atração turística são variados, destacando-se as fontes de águas minerais, famosas por suas propriedades terapêuticas e roteiros rurais, além do Teleférico, Alto da Serra e Cristo Redentor, entre outros.

Socorro

Localizada a 132 km da capital paulista, reúne todas as características do interior, com inúmeros atrativos para todas as idades. Seja no ar, na terra ou na água, são nada menos do que 20 opções de atividades de aventura para sua escolha. O Ecoturismo, Turismo Rural, Social, Histórico Cultural, Turismo de Saúde e de Compras, de malhas e confecções representam mais de 200 indústrias do segmento têxtil local. Socorro tem lindas paisagens, muita tranquilidade e clima agradável. O turismo de aventura e de experiência são as vocações mais fortes. Além disso, a cidade concentra também inúmeras sedes de associações.

O Circuito das Águas Paulistas é um consórcio Intermunicipal que trabalha o desenvolvimento das 9 cidades e tem como objetivo o desenvolvimento em conjunto do polo turístico regional no qual as cidades que o compõem estão inseridas. Atualmente, o Consórcio tem como sede a cidade de Monte Alegre do Sul, com o prefeito Edson Rodrigo de Oliveira Cunha como presidente.

E-mail: contato@circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Mais informações circuitodasaguaspaulista.com.br

 

Imagens: Circuito das Águas Paulistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *