Circuito das Águas Paulista tem passeios acessível

No Brasil, 8,4% da população apresenta algum tipo de deficiência, incluindo nessa estatística pessoas com baixa mobilidade. As nove cidades do Circuito das Águas Paulista oferecem a esse público a possibilidade de lazer e até mesmo de praticar esportes radicais. Veja as opções em cada uma delas:

Águas de Lindóia

Águas de Lindóia atrai diversos turistas da terceira idade em razão dos seus balneários de águas termais. A paisagem serrana e o ar puro da cidade são outros pontos predominantes para a escolha do destino. São vários os hotéis da cidade com apartamentos adaptados, podendo atender todos os públicos. Entre os passeios mais acessíveis está a Praça Adhemar de Barros, no centro, com calçamento largo e bem conservado, grande lago e food trucks em seu entorno. No Balneário Municipal de Águas de Lindóia, ideal para os momentos de lazer e relaxamento, são mais de 30 serviços, entre banhos de imersão, massagens, piscinas de água mineral, ducha escocesa e banho de argila em um espaço agradabilíssimo cercado de verde e belos jardins, sendo vários deles com total acessibilidade.

Amparo

A cidade histórica do Circuito das Águas Paulista tem bom calçamento, oferecendo boa acessibilidade aos visitantes, que podem conhecer tranquilamente locais que fazem parte das atrações turísticas, como o Parque Ecológico Municipal. Visitar o Museu Bernardino de Campos, com acervo histórico local, é uma boa opção de passeio, assim como o Largo da Estação, com largas calçadas, e a área central, com uma diversidade arquitetônica de vários períodos.

Holambra

Com calçadas bem conservadas, praticamente toda a cidade tem ótima acessibilidade. O Parque Van Gogh é um bom exemplo, com alamedas largas. Algumas operadoras da cidade oferecem inclusive passeio na Rota das Flores para cadeirantes. Dentre todos os mais conhecidos pontos turísticos da cidade, a exceção quanto à acessibilidade é a parte interior do Moinho Povos Unidos, embora o acesso a seu entorno, onde há várias lojinhas de artesanato, seja ótimo.

Jaguariúna

A maior atração turística da cidade é sem dúvida a maria-fumaça, belo passeio em um trem histórico, com o famoso apito, a fumaça do motor a vapor passando pela janela e paisagens magníficas através de fazendas de café, áreas de preservação, pontes sobre o Rio Atibaia e o Rio Jaguari, estações antigas e muitas outras belezas, onde inclusive foram filmados vários filmes e novelas. Tudo isso com total acessibilidade, havendo inclusive área reservada para cadeirantes. Jaguariúna se destaca também pelos seus belos parques, como o Parque dos Lagos, com facilidade para locomoção em sua área interna.

Lindóia

Estância Hidromineral, Lindóia é uma típica e pacata cidade do interior. A Praça da Matriz é um ponto de visitação, com bancos espalhados em torno de um antigo coreto e jardins. Com bom calçamento, é um espaço acessível a todos, assim como a Fonte das Brotas, onde é possível tomar a melhor água mineral do país. O Grande Lago Lindóia é um espaço ideal para contemplação, com calçadas planas e diversos bancos de concreto. O Cristo Redentor de Lindóia é um dos grandes atrativos, e é possível chegar até ele de carro, mas o trajeto tem algumas subidas bastante íngremes.

Monte Alegre do Sul

Esse é um destino para quem está buscando a paz da natureza. São poucas as hospedagens na cidade que oferecem quartos acessíveis, mas a maior parte das cachaçarias da cidade (que é conhecida pelos seus alambiques) é de fácil acessibilidade, oferecendo degustações de seus vários produtos. O Centro Cultural José Peschiera, a Fonte Bom Jesus e a Cidade das Artes, com edificações coloridas e que abriga exposição permanente com releituras de obras de grandes artistas, são pontos que valem ser visitados, inclusive por cadeirantes.

Pedreira

A “capital da porcelana” tem muitas lojas especializadas em louças, porcelanas, vidros, artigos em madeira, alumínio e resina e lindas peças artísticas para decoração que encantam a todos. A maioria das lojas está localizada na avenida central, com facilidade de acesso inclusive para cadeirantes. Além das compras, o Museu da Porcelana é uma interessante visita para portadores de baixa mobilidade.

Serra Negra

Embora a cidade esteja no coração da Serra da Mantiqueira Paulista, poucas ruas centrais são íngremes. A praça central é bem cuidada, com coreto e todo o charme de praça do interior, com facilidade de locomoção mesmo para cadeirantes. O Balneário de Serra Negra, que oferece serviços de SPA, tem entre seus vários tratamentos banheira de hidromassagem com acessibilidade, entre outros equipamentos. A visita ao Cristo Redentor, inaugurado em 1952, com 17 metros de altura, de onde parte o famoso teleférico de Serra Negra, e de onde é possível avistar 10 cidades da região, conta com corrimões, elevador e rampa de acessibilidade.

Socorro

Socorro é considerado um município 100% acessível, tanto nas questões de mobilidade urbana como na oferta de produtos para pessoas com limitações em geral. São vários os hotéis com acessibilidade interna, mas o destaque são os da rede Terra dos Sonhos, que oferecem inclusive esportes radicais adaptados. São várias atividades, que vão desde cavalgadas e passeios de charrete a descida na tirolesa com 1 km de extensão, a 140 metros de altura. O hotel oferece, além de hospedagem, serviço de day use.

Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista (CICAP), acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Foto por: Divulgação / CICAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *