Conheça o Parque das Neblinas com a 2L Viagens

Gerida pelo Instituto Ecofuturo, o Parque das Neblinas é uma das mais importantes reservas ecológicas do Estado de São Paulo. Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, no alto da Serra do Mar, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, o local conta com mais de 7 mil hectares de território.

Reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde, pelo programa Homem e Biosfera da UNESCO, o parque desempenha importante papel na conservação de 50% da bacia do rio Itatinga e do maior contínuo de Mata Atlântica do país: o parque Estadual Serra do Mar e a Serra da Paranapiacaba. A área também protege mais de 1.200 espécies, sendo 23 ameaçadas que se enquadram nas categorias Vulnerável (VU) e Em Perigo (EN).

Entretanto, o local impressiona com a riqueza de fauna e flora preservada, e é um bom destino para quem deseja se conectar com a natureza e escapar da rotina agitada. Devido a pandemia do novo COVID-19, o parque está funcionando com redução da capacidade diária de visitantes. As visitas precisam ser agendadas com antecedência, por telefone ou e-mail. A entrada é gratuita, mas os visitantes precisam apenas escolher uma das atividades oferecidas no parque.

O Parque das Neblinas conta com trilhas autoguiadas e monitoradas. Ao todo, são cinco percursos de nível leve que variam de 30 minutos a 4 horas. Entre as atrações que podem ser vistas ao longo dos caminhos se destacam o rio Itatinga e os mirantes que dão vista para o litoral de Bertioga.

A canoagem é outro atrativo no local. Os visitantes percorrem 3 quilômetros de águas cristalinas do rio Itatinga. Por enquanto, todas as atividades estão com limite de 20 pessoas por dia.

O Parque, ainda, conta com uma área de alimentação. As receitas são elaboradas pelo Natural da Mata e incluem produtos da própria região, como frutos de Cambuci, taioba e palmeira-juçara.

Mais Informações: www.ecofuturo.org.br

Quem leva

A 2L Viagens, agência especializada em ecoturismo e experiências personalizadas, oferece um roteiro completo pelo Parque das Neblinas. O pacote completo inclui transporte, guia acompanhante, kit lanche de bordo, almoço, álcool em gel para cada participante e brindes personalizados.

A 2L Viagens segue todos os protocolos de saúde estabelecidos pelos órgãos competentes para que os visitantes possam aproveitar o passeio de maneira segura.

Mais Informações: www.2lviagens.com.br

Texto por Agência com edição

Imagem Destacada via mogidascruzes.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *