Descubra 10 mirantes e observatórios para ver as paisagens do Litoral Norte de São Paulo

Descubra 10 mirantes e observatórios para ver as paisagens do Litoral Norte de São Paulo

29 de julho de 2022 Off Por Eliria Buso

As paisagens são um dos grandes atrativos do Litoral Norte de São Paulo para os visitantes. Afinal de contas, são centenas de praias cercadas por muito verde da Mata Atlântica preservada, além de ilhas, rios e cachoeiras que formam um cenário cinematográfico.

E, para se ter uma dimensão de todas as belezas naturais das cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte, uma boa dica é visitar os mirantes e paradouros de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Esses lugares, além de serem ideais para observar toda a rica biodiversidade da região, são completamente instagramáveis, rendendo belas fotos.

Além dos mirantes e paisagens já existentes, desde 2021, o Circuito Litoral Norte vem fazendo a coordenação regional do projeto Rotas Cênicas, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, que é um programa de intervenções estruturais em pontos e rotas intermunicipais, como mirantes, paradouros e sinalização turística, entre outros. Com a ação, a ideia é que se amplie a estruturação e sinalização desses locais, incrementando as visitas e a visualização das paisagens.

“O Litoral Norte é privilegiado pela natureza, com mirantes e pontos turísticos com vistas incríveis, que são um espetáculo à parte, começando por suas estradas. De olho nesse potencial, o projeto Rotas Cênicas contemplará a região com infraestrutura turística e pontos estratégicos de apreciação da natureza, tornando as estradas e caminhos que levam aos destinos turísticos também parte da experiência de viagem. Com isso, vamos criar mais um atrativo integrando os cinco municípios, fortalecendo o turismo na região", afirma o presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus.

A seguir, o consórcio listou dez mirantes e observatórios que são paradas obrigatórias para quem visita o Litoral Norte. Veja:

Bertioga

Mirante do Véu da Noiva

A cachoeira Véu de Noiva chama a atenção por sua bela e volumosa queda, porém, é pouco visitada por conta do difícil acesso. Portanto, uma das melhores formas de observá-la é a partir do mirante no quilômetro 83 da Rodovia Mogi-Bertioga. O local conta com estacionamento e em breve, terá também estrutura de café.

Torre 47

A Trilha da Torre 47 está pertinho do centro de Bertioga e passa pela histórica Ponte da Banana, adentrando em seguida em uma densa vegetação de mata atlântica e restinga. O trajeto ainda passa por um linhão de energia até a torre de transmissão 47, chegando até a cachoeira que leva o mesmo nome da trilha e oferece a oportunidade de contemplar diferentes ecossistemas.

Caraguatatuba

Complexo Turístico do Camaroeiro

Na região central da cidade, o complexo turístico conta com diversos atrativos entre as praias do Camaroeiro e a Prainha. Mirante, farol, centro comercial, píer, teatro de arena, entre outros espaços fazem parte do projeto. Entre os bairros do Ipiranga e Prainha, ali se tem uma visão privilegiada, de 360 graus de Caraguatatuba. O espaço ainda conta com Teatro de Arena com palco e arquibancada linear que comporta cerca de 350 pessoas, de onde se pode também contemplar um lindo pôr do sol.

Morro Santo Antônio

Com 325 metros de altura e vista privilegiada de Caraguatatuba e São Sebastião, o Morro Santo Antônio – que abriga uma estátua do santo - é parada obrigatória para admirar a paisagem local. Além disso, o lugar é ideal para a prática de atividades como voo livre, parapente e asa delta. O trecho de subida também é usado para prática de exercícios físicos.

Ilhabela

Mirante de Barreiros

O Mirante fica na praia de mesmo nome, a 2,5 km do píer da Vila. Com uma faixa de areia de 462 metros, é pouco visitada, tem águas calmas que, junto a um riacho, são favoráveis à prática de esportes náuticos como vela, stand up paddle, kitesurf e windsurf. Situado ao sul da praia, o Mirante de Barreiros permite uma bela vista de São Sebastião.

Mirante do Piúva

Bem próximo à balsa, o mirante fica no sentido sul da Ilha, antes da Praia das Pedras Miúdas e conta com recuo para estacionar. Ali, a 40 metros de altura, é possível avistar parte do Canal de São Sebastião, assim como o pôr do sol com vista para a Ilha das Cabras. O local ainda conta com um letreiro de Ilhabela onde os visitantes podem fazer a tradicional foto para as redes sociais.

São Sebastião

Mirantes Maresias-Paúba

Entre as praias de Maresias e Paúba, há uma trilha de dois quilômetros que proporciona diversos visuais panorâmicos do lugar. Na paisagem, mar, faixas de areia, costões rochosos e muito verde. Curta e com fácil acesso, a Trilha dos Mirantes é um passeio ideal para quem busca contato com a natureza, mas sem muito esforço onde se pode conferir ambas as praias de cima. Recentemente, por conta do projeto Rota Cênica, houve implantação de mirante e revitalização de trilha, contando com área de estar, mobiliário, autoinformativo e sinalização padrão.

Rota 55

No último ano, a cidade criou um decreto que instituiu a “Rota 55 – as mais belas vistas do Brasil estão em São Sebastião”. O trecho é composto entre as divisas de Bertioga a Caraguatatuba situado na estrada SP 55 no município de São Sebastião e inclui nove mirantes onde a estrada possui vistas panorâmicas.

Ubatuba

Pico do Corcovado

Por meio de uma trilha, o visitante chega ao Pico do Corcovado, na divisa dos Núcleos Santa Virgínia e Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Do seu cume, a 1.168 metros de altitude, é possível avistar boa parte das cidades do Vale do Paraíba e do litoral norte de São Paulo, como Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, além de outros picos remotos da Serra da Mantiqueira, como o Pico das Agulhas.

Belvedere do Félix

O Mirante (ou Belvedere) da Praia do Félix é considerado o único mirante público do norte de Ubatuba. O lugar se destaca por sua vista não só da própria praia, quanto de ilhas como Prumirim – bem próxima dali -, das Couves e Comprida.

Para conhecer outras experiências do Litoral Norte de São Paulo, acesse: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Imagem: Secretaria de Turismo de Caraguatatuba