Excelência de Serviços nas terras dos Barões do Café

Uma das cidades mais tradicionais do turismo histórico do Rio de Janeiro, Vassouras abriga um dos mais admiráveis conjuntos arquitetônicos do século 19. O melhor programa é explorar e conhecer as históricas fazendas e bem conservadas fazendas de café.

Sede de uma importante universidade privada, Vassouras tem alguns prédios históricos a serem explorados. A praça Barão de Campo Belo reúne as construções históricas importantes, como a casa do Barão de Itambé (séc 19) e a antiga casa de Câmara e Cadeia, de 1860.

No ponto mais alto, fica a belíssima igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (1828). Mais embaixo, um conjunto de casas deram origem ao Shopping Casario. Visite também a antiga estação de trem, onde funciona um Posto de Informações Turísticas e algumas lojas de artesanato e café que funcionam ao redor da mesma praça.

Vale a pena visitar a Casa da Hera, atualmente fechada pela pandemia, que está do mesmo jeito que foi deixada por Eufrásia Teixeira, herdeira do negociador de café Joaquim José Teixeira Leite. O salão social preserva um majestoso piano de cauda de 1862.

Vale também uma visita ao Vassouras Café Escola, que é uma escola para apreciadores do café; Lá há venda de vários produtos, como licor, brigadeiro, bolachas e o próprio café moído e torrado.

Bons roteiros no tour histórico e nas fazendas da região

Você pode começar o roteiro pela “ Cidade dos Barões”, para visitar suas fazendas riquíssimas durante o Ciclo do Café, do século 19. Entre elas, recomendamos a visita a Fazenda Agroecológica Alliança, uma grande propriedade autossustentável, que tem um café premiadíssimo, queijos e iogurtes de búfala e uma impressionante arquitetura preservada.

Nos aposentos, todo o charme da hospedagem que lhe permite viver a história pura. Lagos, mirante, piscinas, tulha e, em breve, uma enorme cafeteria que servirá para cursos de degustação da bebida dos deuses.

Outra fazenda centenária é a São Luiz da Boa Sorte, que está localizada na rodovia Lúcio Meira, exatamente no Km 210, a 22 quilômetros do centro de Vassouras. Um lugar encantador, imponente e repleto de histórias. Um lago com uma praia, sala de jogos, uma refrescante piscina de água corrente, um restaurante colonial ao pé de fogão de lenha e uma culinária dos tempos do barões lhe aguardam para viver uma experiência única.

Além disso, o empreendimento possui uma completa equipe de recreação para crianças, com jogos, brincadeiras, gincanas e pequenas apresentações de teatro. Vale ainda visitar o Museu do Café, que está dentro da fazenda e que conta a história completa do Ciclo do Café, sem se esquecer da importância dos escravizados que deram a vida na construção dessa importante região.

Enorme potencial e muitas atrações

Visitar a cidade permite reviver o Ciclo do Café. A região tem enorme potencial e grande logística para o visitante conhecer as cidades de Piraí, Barra do Piraí, Rio das Flores, Volta Redonda, Paty do Alferes, Mendes, Conservatória e outras que formam um dos mais admiráveis roteiros turísticos e históricos do Brasil. São dezenas de construções históricas, fazendas centenárias da época dos Barões do Café. Essa região abriga ainda parques, estradas cercadas de Mata Atlântica preservada, rios, corredeiras, cachoeiras e uma infinidade de opções gastronômicas das mais variadas possibilidades, gostos e sabores.

O Jardim dos sons e das sensações

Uma atração que deve ser feita principalmente em família e que completa o passeio é visitar o Jardim Ecológico Uaná Etê. Cercado por uma enorme área de Mata Atlântica preservada, o endereço oferece nada menos que 10 quilômetros de trilhas, espaços para exercícios em meio a natureza, chuveirões e escalda pés, além dos jardins temáticos que têm a música e os sons como inspiradores; você pode se esbaldar com o bosque dos sinos, as teias que enaltecem as aranhas, que são tão importantes para o equilíbrio do ecossistema local, as redes onde você pode contemplar uma impressionante vista da mata e a árvore das infinitas possibilidades para realizar os maiores desejos.

Hotel Santa Amália reúne artesãos e oferece o melhor da hotelaria de Vassouras

O Hotel Santa Amália, inaugurado em 1969, é referência em serviços de hotelaria em toda a região. Antiga sede do Convento Sacre Coeur de Marie, tem 40 mil m² de área verde, com uma atmosfera de aconchego e tranquilidade, preservando parte da sua arquitetura original, aliando detalhes de modernidade e conforto.

O Santa Amália está preparado para receber turistas do Brasil e do exterior, elaborando pacotes personalizados de atividades e visitas guiadas. Há espaços internos para promover grandes encontros, reuniões de trabalho, confraternizações, seminários e eventos de caráter familiar e ou empresarial. Completam o lazer: piscina, piscina aquecida, sala de jogos, bar de piscina, restaurante com o melhor do cardápio nacional e internacional, playground, jardins tropicais e apartamentos amplos equipados com tv, frigobar, ventilador de teto e ar condicionado, numa decoração minimalista e moderna, sem esquecer os requintes da arquitetura original e tradicional.

Desde o início da pandemia, o Hotel Santa Amália não fechou se quer um dia. Manteve o atendimento, apenas adaptando para os mais rigorosos processos de distanciamento social e protocolos de atenção as normas de prevenção a Covid-19.

Santa Feira é proposta inovadora no período de Covid

Uma proposta inovadora, feita pela administração, foi a criação da Santa Feira, que reúne mais de 20 expositores locais que comercializam queijos, doces, bordados, sacolas artesanais, bijuterias, sabonetes e cremes, produtos em couro, licores, mel e lógico cafés gourmet.

Essa iniciativa permitiu que o empreendimento abrisse de maneira clara e direta para a população local, sendo um movimento de incentivo à produção criativa e promovendo um intercâmbio entre turistas, população local, com os artesãos e expositores.

Onde Ficar

Fazenda Agroecológica Alliança
Vila Hibisco
Hotel Santa Amália
Fazenda São Luiz da Boa Sorte

Onde comer

Restaurante Relíquia – Bem na praça central tem um buffet excelente, com sabores incríveis da culinária das montanhas.

Texto e fotos por: Cláudio Lacerda Oliva – enviado especial a Vassouras. O jornalista viajou a convite do grupo Vale do Café Rio. Agradecimentos especiais a Luísa e Ana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *