Joaquim Magno de Souza, do tic tac dos relógios às bençãos da Amazônia

Joaquim Magno de Souza, do tic tac dos relógios às bençãos da Amazônia

21 de outubro de 2020 0 Por Cláudio Lacerda

A sagacidade da observância fez com que o garoto de Campo Grande/MS, que mudou para Roraima, aprendesse com os relógios que consertava, que o tempo é valioso, mas que deve também ser respeitado.

Com traços de quem tem em sua ancestralidade o sangue dos indígenas, que hoje são parceiros em tantos projetos, Joaquim Magno de Souza foi adotado por Makunaima (Monte Roraima), que permitiu que, através de seus caminhos, viesse a tomar um novo rumo, criando a Roraima Adventures para mostrar as belezas e energia da montanha.

O respeito aos irmãos da terra fez que as diversas comunidades da Amazônia encontrassem nele um interlocutor que entende as necessidades e cultura desses povos, criando trilhas novas a serem percorridas, como a operação turística ao Monte Caburaí, Rota 174, entre outros.

A interação entre trabalho e a natureza mágica da Amazônia se tornou tão forte, que o povo Yanomani, do magnânimo Yaripo (Pico da Neblina), ofereceu a ele a oportunidade da retomada das expedições ao Pico, com 2 995,30 metros de altitude, com parceria que tem a mesma visão.

Reconhecido pelo seu trabalho, assumiu neste ano de 2020 a presidência da ABAV de Roraima, com a visão de que somente com capacitação é possível oferecer um produto de qualidade e que o associativismo é o caminho para o crescimento de todos, entendendo a amplitude e o potencial turístico da Amazônia brasileira, onde o Estado de Roraima está inserido.

Magno Souza tem ampliado a visão das possibilidades de criação de novos produtos para o Estado, trabalhando com nichos de públicos distintos, como por exemplos os ciclistas e o turismo de base comunitária, sempre pautado pela sustentabilidade, ética e profissionalismo.

Por sua trajetória junto ao trade, sabe da relevância da instituição ABAV no cenário nacional e internacional e faz questão de transmitir esses valores a todos os associados e colaboradores.

A Amazônia brasileira é um imenso território, que mesmo incorporando diversos Estados, não marca fronteiras em sua selva, e assim a Roraima Adventures tem expandido suas ações, levando a possibilidade da criação de novas oportunidades de trabalho a extremos de belezas raras do país, ainda desconhecidos.