Matinhas é conhecida Nacionalmente pela grande produção de laranja tipo tangerina, média de sete toneladas por ano da fruta que é exportada para todo o nordeste. Se destaca em duas safras: maio e outubro. O município tem 34km² e praticamente todos os espaços contam com pequenos e médios laranjais, produzindo não somente o tipo tangerina mas também: mimo do céu, sidra, cravo, dancy, comum e pokan. Diante desse fato, Matinhas chama atenção pelo seu potencial agrícola.
Destacamos que apesar de pequenina (5 mil habitantes) o agricultor é o protagonista. O município é mais habitado na zona rural do que na urbana. Com clima ameno, Matinhas está no brejo e seus mares de morros atraem os amantes da natureza que amam o rural e sempre recebe turistas em seus restaurantes e pousada que também oferta vivência e experiência.
A festa da laranja acontece no Parque da Laranja que conta com um espaço de 30mil m², comporta 35mil pessoas e há 20 anos atrai um grande público através de atrações de renome nacional.
Os maiores e mais visitados pontos são as cachoeiras do Pinga e do Altar, que ficam a 3 km da cidade, além disso, conta com cânions para prática de rapel e trilha ecológica. Tem também igrejas centenárias e o Memorial Caamirim que conta a história local.
Desde o dia 15 até o dia 21 de julho a cidade de Matinhas recebe o Festival Caminhos do Frio do Brejo Paraibano, maior evento cultural do Brasil que conta com uma programação de festivais, incentivando o turismo e a cultura local através da economia criativa.
O Caminhos do Frio iniciou na segunda-feira com o curso de sommelier de vinho e cachaça em parceria com o SENAC; a noite, a solenidade de abertura foi abrilhantada pela orquestra sanfônica Flor de Tangerina e o projeto Arte na Rua. Na terça, a programação seguiu com oficinas de capoeira, sommelier, teatro de fantoches nas escolas, homenagem a Ariano Suassuna com a banda de música local, feirinha gastronômica e show com artistas da terra. Na quarta, aconteceu durante todo o dia o Festival Gastronômico com aula show de chefes renomados e, à noite, viola poesias e canções com poeta local, feirinha gastronômica e show com Filhos da Terra. Quinta-feira, oficina de chorinho, cine laranjeira nas escolas rurais, apresentações culturais e show. Sexta-feira, visita à escola agroecológica, início do curso “Mulheres em Campo”, novo acerto no Memorial Caamirim, Grupo de Danças Arte na Rua, Banda da Polícia Militar, feirinha gastronômica e show com Waldonys e Fala Brava.
Sábado teremos a Rota Memórias, Cultura e Sabores (visita às casas de farinha, capelas centenárias, laranjeiras e memorial). À noite, Orquestra PRIMA na igreja matriz, além de apresentação de chorinho, feirinha gastronômica e show com Banda Encantus e Tinho Santos. Domingo, trilha ecológica, rapel na Cachoeira do Pinga e do Altar, mototrilha, exposição de carros antigos no Parque da Laranja, por do sol com forró pé de serra no restaurante rural do Inácio Camilo.
Matinhas está com uma programação incrível durante estes sete dias. Vale muito a pena durante este período de julho a setembro ir visitar o Brejo Paraibano e ter a experiência da cultura local. Além de ter a experiência do período de frio, que apenas os destinos do Brejo Paraibano proporcionam nesta época do ano.
Foto destaque por: Divulgação