Tupã, Varpa e Eco Thermas para curtir no interior de São Paulo

Uma das Estâncias Turísticas do estado de São Paulo que ainda é pouco conhecida dos viajantes é a cidade de Tupã. Ela tem vários atrativos turísticos e possui um distrito muito interessante chamado Varpa, que foi um dos responsáveis por levar o município à categoria de Estância Turística.

Tupã, que fica a 520 quilômetros da capital, é uma cidade com forte ligação indígena (até no nome). As ruas do centro da cidade têm nomes de tribos (pataxós, terenos, kaingangs, etc). Inclusive, o distrito de Arco-íris ainda abriga algumas aldeias remanescentes do estado.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

O Museu Índia Vanuire é uma das principais atrações da área urbana de Tupã. O museu é voltado exclusivamente à cultura indígena e tem vestimentas, cestarias, cerâmicas, maquetes, fotos, utensílios e outras peças que remetem a essa cultura.

Um outro passeio obrigatório para quem vai ao destino é o distrito de Varpa, que foi povoado em sua maioria por descendentes de letos, vindos para a região na década de 1920 e 1930 do século passado. Algumas casas e comércios locais ainda levam a arquitetura leta, além do portal da cidade.

Um dos destaques é o Museu dos Pioneiros Janis Erdberg, que também é gratuito e mostra várias peças e objetos dos imigrantes, que, de alguma forma, têm alguma ligação com a terra natal. Bicicletas, ferramentas, documentos, fotos, roupas, etc. O local que abriga o museu outrora foi uma igreja, e é todo de madeira. Muito interessante.

O idealizador do museu, Sr. Janis, que cedeu grande parte do acervo, era fotógrafo e pintor, então no local há uma sala dedicada as suas obras, além de outras duas salas com livros e revistas, a maioria em língua leta.

E a Lúcia, descendente de letos, que apresenta o museu, muito atenciosa, explica e conta toda a história da imigração em Varpa, além de curiosidades sobre os moradores e objetos expostos no espaço.

Outro lugar imperdível é o Rancho dos Defumados, que fabrica alguns dos embutidos à maneira leta. Costela defumada, bacon, linguiça mista e outros. Tudo delicioso. Vale a pena guardar um dinheiro e comprar as delícias preparadas da maneira tradicional.

Vale também conhecer o Museu da Cachaça e jantar na Cachaçaria Água Doce, com cardápio bastante variado. De quinta a sábado tem música ao vivo.

A área central do município abriga a belíssima Praça da Bandeira, o Solar Luiz de Sousa Leão e, na área rural em direção a Arco-íris, uma grata surpresa: o Eco Thermas.

Natureza, água quente e diversão no Eco Thermas

 

Numa área de 50 mil metros quadrados, o parque aquático tem uma pegada ecológica e oferece várias atrações para crianças, jovens e famílias. A área da fazenda tem nada menos que 400 mil metros quadrados, uma floresta de Araucária, com três trilhas interpretativas.

Voltando ao parque, várias cachoeiras, piscinas e toboáguas, todos equipados com água quentinha, espaços para lanches e refeições supervisionados por nutricionistas e uma visão espetacular, de onde se descortina um lindo pôr do sol. Explore a Casa da Árvore, brinque com as mini cabras, ou simplesmente descanse na sombra das árvores.

O Eco Thermas tem apenas 4 anos de funcionamento e anuncia uma mega obra para a segunda quinzena de maio, onde irá inaugurar uma nova piscina com bar molhado e dois novos ofurôs, garantindo crescimento de público em 40% e começando a se preparar para novas atrações.

Visitar Tupã é isso, ter contato com a natureza, banhar-se em cachoeiras, conhecer novas culturas, se aproximar mais da cultura indígena e curtir um dos mais bem estruturados parques aquáticos do estado de São Paulo.

Mais informações: www.ecothermas.com.br  

Onde comer

Agua Doce Cachaçaria - Rua México

aguadoce.com.br

KI-PÃO - Avenida Tamoios

Tolouse - Rua Nhambiquaras 210

Onde ficar

Cazuza Palace Hotel - www.hotelcazuza.com.br 

Central Plaza - centralplazahotel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *